Homenagem ao nosso Compadre Daniel Amaral

na sua Terra  Natal, Povoação, São Miguel, Açores

 

Publicado no Boletim da Academia do Bacalhau da Nova Inglaterra

 

O nosso Compadre Daniel Amaral  tem sido um dos nossos membros mais activos nas nossas Ceias do Bacalhau. Tem apresentado em todas as nossas ceias poemas originais da sua lavra.

 

Há vários  anos leu-nos um poema a descrever a geografia e as belezas das Sete Lombas do Concelho da Povoação, sua Terra Natal.    Pois este poema impressionou  de tal maneira o actual Presidente da Povoação, Dr. Francisco da Silva Álvares,  ao ponto dele convidar o Daniel Amaral para ir a Povoação - com a viagem paga de ida e volta -  para inaugurar um monumento com o referido Poema  gravado em azulejos e ficar  exposto no Miradoiro da Lomba do Cavaleiro, o lugar com panorama mais rico da Povoação. 

 

Houve no dia 26 de Agosto uma cerimónia oficial no referido local, presidida pelo mesmo  Presidente  da Câmara, fazendo parte  da Semana Cultural que anualmente se celebra no mesmo Concelho.  O Presidente Álvares afirmou que o Poema  do Daniel passará  a ser  o “Cartão de Visita”  para todas as pessoas que entrem no Concelho da Povoação e que este monumento  honrará  a inteligência do Daniel, o nome da  sua família, mas também a homenagear todos os emigrantes da Povoação e até  de certa maneira dignificar todos os nossos emigrantes. 

 

Foi feito um documentário  pelo fotógrafo Dionaldo Raposo  de toda a cerimónia com todos  os discursos e este  programa já foi  apresentado através  do Canal de TV do Full  Channel do Condado de Bristol, Warren e Barrington,  no Estado  de Rhode Island.

 

Apresentamos muito sinceramente  os nossos parabéns  ao nosso Compadre  Daniel Amaral  e a toda a sua  Família com votos de longa vida! 

 

Várias Fotografias da Cerimónia Oficial

 

O Presidente Dr. Francisco  da Silva  Álvares  fazendo o seu discurso sobre

a importância da Semana Cultural e também a prestar homenagem ao

 Poeta Daniel Amaral pelo valor Patriótico  e Cultural do seu Poema,  salientando a importância deste monumento para todos os Açorianos e todos os emigrantes.

 

O primeiro da esquerda é o Dr. Mário Jorge Amaral, Chefe das Finanças e Presidente da Junta de Freguesia da Povoação;  Vice-Presidente da Câmara Municipal, Gualberto Pimentel Bento;  Maria de Fátima Medeiros Vieira,  Directora do Pelouro da Cultura, Desporto e Turismo;  Daniel Amaral, Poeta;   e  o Presidente da Povoação discursando.

 

 

Da esquerda: Vice Presidente, Gualberto Pimentel Bento; Fotógrafo, Dionaldo Raposo; Poeta Daniel Amaral;  e o Assessor do Presidente, Francisco Raposo

 

 

 Sorrindo, o Apresentador das Cerimónias, Angelo Medeiros Furtado, Chefe dos Serviços da Câmara Munipal; escondido,  António Cruz, Membro da  Assembleia da Freguesia  das Furnas;  Francisco Gaspar, Presidente da Freguesia dos Remédios;  Dr.  Mário Jorge Amaral, Chefe das Finanças e Presidente da Freguesia da Povoação; Gualberto Pimentel Bento, Vice Presidente da Câmara; o  Poeta Daniel Amaral e o Presidente Dr. Francisco Álvares.